Comunicados, Matéria, Notícias, Todas Notícias

Lei Federal 14.151/21 – Trabalho Remoto às Gestantes

Spread the love

O Diretor Presidente do SISMI, José Flamínio Leme, protocolou no dia 14 de maio de 2021, o processo administrativo –  P.A. n. 10.498/21, solicitando da  Municipalidade o  posicionamento quanto a aprovação e promulgação da Lei Federal n. 14.151, de 12 de maio de 2021, que  Dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

Orientamos as servidoras e empregadas públicas municipais, que solicitem o seu  enquadramento nessa legislação junto aos empregadores (Prefeitura/ CIS/ Câmara e Ituprev), e  que o trabalho remoto seja disponibilizado conforme prevê a Lei, requerendo através de processo administrativo individual, anexando declaração médica atestando o estado da gravidez ou do pós parto e agudem o despacho do seu processo.

Quanto ao processo administrativo protocolado pelo  SISMI, assim que tivermos posicionamento da Prefeitura, divulgaremos.

Conheça a Lei.

LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021

LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021

Dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Parágrafo único. A empregada afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 12 de maio de 2021; 200º da Independência e 133º da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.