No sábado dia 10 de julho, das 08:00 as 12:00 horas, foi realizada no Auditório do Centro de Capacitação dos Professores – Paço Municipal, a VIII Conferência Municipal de Saúde oferecendo um foro de debate público sobre as necessidades dos usuários da rede municipal de saúde e do SUS – Sistema Único de Saúde, que neste ano completa 30 anos(Lei n. 8080/1990).
A diretoria do SISMI, representada na Conferência por 7 delegados do segmento de usuários, protocolou 20 propostas para serem discutidas no plenário da Conferência, destas, 18 foram aprovadas e serão divulgadas no relatório final elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como, as demais propostas aprovadas e encaminhadas pelos demais segmentos, gestores e trabalhadores da saúde.
Ao COMUSI – Conselho Municipal de Saúde de Itu, caberá “cobrar” da Secretaria Municipal de Saúde, a implementação das propostas aprovadas a curto, médio e longo prazos, pois, todas estarão previstas no PPA – Plano Plurianual 2021/2024.
Nossos delegados junto ao COMUSI são Valdecí Roberto do Amaral e Telma Yara Brun Ramos. O diretor presidente do SISMI José Flamínio Leme foi o Coordenador da Relatoria da VIII Conferência Municipal de Saúde e afirma: “A Conferência Municipal de Saúde é o mais importante foro de discussão do controle social do SUS, caberá a todos cobrar dos gestores municipais as deliberações decorrentes da sua realização”.