Todas Notícias

15 de Novembro – Proclamação da República

Spread the love
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares com a monarquia.
Itu esteve à frente de um dos mais importantes movimentos de transição do Brasil ao defender a Proclamação da República. A importância foi tão grande que anos depois, Itu recebeu um novo título e é conhecida como o “Berço da República”. Isso porque, em 1873, ela foi escolhida para sediar a primeira Convenção Republicana.
A capital paulista e diversas cidades se candidataram para sediar o encontro, mas Itu foi eleita, por reunir um núcleo grande e participativo de favoráveis ao novo sistema político.
Na convenção, foi aprovada a criação de uma assembleia de representantes republicanos que se reuniria em São Paulo. Uma comissão designaria os negócios do partido. Participaram 133 convencionais, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões, representando as várias cidades paulistas.
A assembleia, presidida pelo agricultor ituano/indaiatubano João Tibiriçá Piratininga, revestiu-se de solenidade, cujas deliberações conclamaram os espíritos para a campanha liberal, que culminaria com a implantação do regime republicano federativo. Dalí surgiria o primeiro partido republicano verdadeiramente organizado, que posteriormente se aliaria aos futuros partidos republicanos fluminense e mineiro, bem como, aos militares e à igreja católica.
Fontes:
Historiadora e Pesquisadora Dra. Anicleide Zequini apresenta o Museu Republicano de Itu em homenagem do SISMI a Proclamação da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *