A importância de um sindicato ser filiado a uma Central Sindical é indiscutível, principalmente nestes tempos onde os trabalhadores estão perdendo direitos trabalhistas e previdenciários.
O SISMI ao longo da sua trajetória, conheceu as ações e compromissos das Centrais Sindicais brasileiras com a classe trabalhadora; já foi filiado as Centrais Força Sindical e Pública, sempre atuando efetivamente no movimento sindical brasileiro e nas lutas por melhores salários e condições de trabalho.
Agora filia-se a CSB Central dos Sindicatos Brasileiros, avaliando que esta tem o compromisso de fortalecer as entidades sindicais do funcionalismo público oferecendo apoio institucional para continuarmos na luta pela manutenção dos direitos conquistados pelos trabalhadores e com forte atuação na discussão dos temas de interesse da nação brasileira.
O presidente da CSB Antonio Neto, em seu pronunciamento no ato unificado ocorrido no 1º de maio no Vale do Anhangabaú na capital paulista, defendeu e assumiu o compromisso de lutar pela não aprovação da reforma trabalhista, avaliando que o projeto é maléfico e prejudicará os trabalhadores brasileiros.

