No dia 03 de outubro, as comissões de negociação permamente do SISMI e da PETI, reuniram-se para avaliação do resultado das metas fiascais da Municipalidade após o fechamento do segundo quadrimestre de 2018, conforme despacho do Secretário dos Negócios Jurídicos Edward Simeira no processo administrativo n. 9.746/2018, proposto pelo SISMI durante a campanha salarial de 2018.
A partir de setembro de 2018, a proposta da Prefeitura oferecer um percentual de ganho real nos salários dos servidores, além da reposição inflacionária de 1.56% já concedida a partir de 1 de abril deste ano seria retomada, porém, a Secretária Municipal de Economia e Finanças Georgia Ortenzi apresentou a projeção orçamentária do Município até o final deste ano, e não vê viabilidade financeira em atender a nossa solicitação.
Todos os recursos públicos apontados no documento apresentado à comissão do sindicato, apontam que os gestores municipais, terão que fazer contingenciamento de gastos imediatamente para que as contas do município fechem no “azul”, ou então fechar com déficit de mais de R$ 500 mil reais. Uma ata dessa reunião será apresentada ao sindicato que dará publicidade aos servidores públicos municipais.
Continuaremos acompanhando o orçamento municipal, e ainda neste exercício serão realizadas mais 2 reuniões entre as comissões de negociação permanente para conhecimento e divulgação do comportamento financeiro das Secretarias Municipais e seus reflexos para o funcionalismo muinicipal.
O documento apresentado pela Secretaria de Economia e Finanças está disponível com os membros da comissão de negociação permamente do sindicato.